A crise econômica recente tem nos forçado a revisar algumas práticas relacionadas ao orçamento doméstico. É fato que muitas contas mensais só aumentaram e os salários ficaram estáveis ou até reduziram, devido a acordos trabalhistas para a manutenção dos empregos.
E como se manter com as contas em dia?

Com muita disciplina, planejamento e alguns novos hábitos, que são:

  • anotar todas as receitas e despesas;
  • envolver toda a família no controle do orçamento;
  • estabelecer as metas de gastos e de economia;
  • ser seletivo com as despesas. Nunca comprar por impulso.

Caso extrapolar o valor estabelecido em alguma despesa, o primeiro passo é renegociar, ou seja, buscar uma alternativa para o pagamento junto ao credor. Entre as últimas alternativas, devem estar a utilização do cheque especial e o parcelamento das faturas do cartão de crédito. Isso por que os juros são altíssimos!
A mídia gera o imediatismo e contribui para que os consumidores adquiram produtos supérfluos inadequados para o momento, gerando um endividamento por perseguir um estilo de vida acima das possibilidades pessoais. O ideal é ter disciplina, aplicar as parcelas numa poupança e/ou investimento, negociar o pagamento da compra à vista, pesquisando preços e negociar o valor da compra.

Após equilibrar as contas, o desafio é economizar. Passar de uma situação de pagador de juros para de um ganhador de juros, que é recompensador e muito motivador. Guardar dinheiro para adquirir uma casa própria, educação dos filhos, manutenção de um fundo de segurança, aposentadoria, comprar um carro…Afinal, o objetivo é usufruir do resultado, também!

A Buffon Martins Consultoria, através da consultora Adriana Chiarello, especialista em finanças, administra palestras sobre Orçamento Financeiro Doméstico. O objetivo a ser atingido é o de preparar e deixar os colaboradores das empresas mais tranquilos e preparados para executarem suas funções diárias, sem a interferência dos problemas pessoais no trabalho, principalmente, aqueles relacionados as questões financeiras pessoais.

Uma dessas palestras foi realizada no mês de novembro passado, em evento que comemorou o “Novembro Azul”, para colaboradores de empresa de Caxias do Sul-RS.
“A palestra sobre Orçamento Familiar foi muito importante para mim, pois fez com que eu repensasse meus hábitos e, com certeza, para 2016 vou repensar e programar melhor meus gastos.” Cristiane Vizoná de Melos, assistente de RH, da Endosul Pinturas Automotivas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.