Essa tal liberdade!

A busca do equilíbrio entre vida pessoal e profissional já não é novidade, e vem evoluindo a cada geração. A crescente demanda por qualidade de vida e os avanços da tecnologia inspiraram novos formatos de trabalho. Trabalhar em casa, no café da esquina ou do outro lado do mundo, já são possibilidades reais.

Os novos modelos questionam e desafiam a formalidade dos escritórios. A tendência são diferentes formas de trabalho, impraticáveis na cultura de controle do processo, mas totalmente possíveis no novo cenário, no qual o foco é o resultado.

Segundo dados da Top Employers Institute, 37% das empresas brasileiras já aderiram ao sistema home office, possibilitando a seus funcionários escolherem um dia da semana para trabalhar de casa. No mundo, a média é de 44%.

Estudos demonstram que trabalhar em casa, próximo da família e sem precisar se deslocar para o escritório, pode gerar mais motivação e produtividade. Além disso, reduz custos com transporte, alimentação e instalações, tornando-se vantajoso para as empresas. Em levantamento  realizado em 2015, o Instituto de Economia da FGV identificou um prejuízo de R$62 bilhões ao país devido ao trajeto casa-trabalho.

O “trabalhar de casa” ganhou variações. Em grandes cidades já são comuns os coworkings – espaços comuns, que possibilitam ambientes colaborativos e parcerias entre profissionais. Outras variações são o nomadismo digital e a jornada fixa.

Mas ser dono do próprio nariz, não é para todos. É preciso disciplina para produzir os resultados necessários, e as rotinas pessoais e da casa podem atrapalhar. Além disso, podem diminuir os importantes feedbacks, recebidos periodicamente das lideranças. Essas condições precisam estar claras para quem escolhe essa tal liberdade.

Já pensou em aplicar um desses modelos na gestão da sua carreira ou do seu negócio? Avalie:

Modalidade O que é Perfil do Profissional
Home Office Trabalhar em casa. Disciplinado.
 

Coworking

Espaço estruturado, compartilhado com outros profissionais. Necessidade de interagir em um ambiente informal.
Nomadismo Digital Trabalhar em qualquer local do mundo,  suportado pela tecnologia. Desapegado, topa trabalhos em áreas diferentes, “aventureiros”.
Jornada Fixa Trabalho em casa, com rotina. Prefere rotina e estabilidade, estrutura semelhante a do escritório, “mais regrados”.

Fonte: KELEN DE FIGUEREDO – CONSULTORA EM GESTÃO DE PESSOAS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.