Com a aplicação de metodologia ágil obteve-se melhorias que corrigiram etapas do processo industrial da Plastiline, indústria de embalagens situada em Flores da Cunha – RS.
O projeto de Gestão por Processos ocorreu no período de maio a julho de 2019, tendo participação ativa da equipe Plastiline na execução dos planos de ação, por meio de sprints (os objetivos são desmembrados em tarefas progressivas a realizar em curtos espaços de tempo), com a consultoria de Joselaine Vezaro, especialista em melhoria e transformação de processos.
Os principais problemas a serem solucionados eram: falta de alinhamento da produção para atender as demandas dos clientes, comunicação ineficaz entre os processos, índice de reclamações dos clientes acima do esperado, não atingimento de meta de faturamento e desperdício de matéria-prima.
As melhorias implantadas foram consistentes.
E a performance continua melhorando!
A melhor performance em 2019 pode ser identificada pelos indicadores Atingir o Faturamento pelas métricas Quantidade em quilogramas e Valor em reais, em 2 períodos para a comprovação da eficácia da melhoria, e Reduzir Quantidade de Matéria-prima Consumida pela métrica da quantidade retorna do processo de impressão.
Atingir o Faturamento
Para quantidade faturada em KG:
PERíODO 1
Maio – 108% / Junho – 108% / Julho – 103%
PERÍODO 2
Outubro – 105% / Novembro – 110% / Dezembro – 106%
Para valor faturado em R$:
PERíODO 1
Maio – 104% / Junho – 105% / Julho – 100%
PERÍODO 2
Outubro – 105% / Novembro – 108% / Dezembro – 101%
Reduzir quantidade de matéria-prima consumida
Aceitável: retornar 500KG de tintas das impressoras por mês
O gráfico mostra a descendência na quantidade de retorno. Também, mostra que a implantação de um processo de preparação e disponibilização de tintas adequado gera menor retorno e menor desperdício. Porém, a meta 500KG/mês estava baseada num processo com pouco ou nenhum controle.
“A grande diferença percebida com o Projeto conduzido pela BMC é a melhora no engajamento dos colaboradores. Foi quando começaram a perceber os resultados obtidos com as melhorias implementadas e que, realmente, as atividades dos seus processos contribuem para o resultado da organização”.
Roberto Paganella Neto – gerente de operações da Plastiline