Por que falar sobre transformação de negócios agora?

19/03/2018

Artigo escrito por: Leandro Jesus

Vivemos um momento de profundas transformações na sociedade. Estamos cada vez mais informados e conectados. Com isso, nos tornamos mais conscientes e capazes de realizar nossas próprias escolhas. Muitos de nós, movidos por aspirações e valores superiores, passam a repensar o significado do trabalho em suas vidas, assim como a reconhecer as restrições e limites das atividades econômicas usuais.

Esse cenário traz riscos e oportunidades para as empresas, que precisarão se reinventar para sobreviver no longo prazo frente às crescentes demandas de clientes, colaboradores, sociedade e meio ambiente.

Os seguintes fatores direcionam a transformação nos negócios:

  1. Significado do Trabalho para as Pessoas: é crescente o número de pessoas que busca promover impactos significativos na sociedade com sua atuação profissional. Para elas, trabalhar apenas por um emprego e remuneração não faz mais sentido. Vida pessoal e profissional se misturam e o trabalho passa a ser fonte de realização e felicidade.
  2. Protagonismo dos Clientes: com um acesso sem precedentes a informações e conhecimento, clientes passam a definir como e quando acessam produtos e serviços, bem como quanto aceitam pagar por estes. Estão, portanto, mais exigentes, demandando experiências personalizadas e obrigando as organizações a rever suas estruturas rígidas e tradicionais. O poder das escolhas muda o jogo em favor dos clientes em diversos setores da economia.
  3. Revolução Digital:tecnologias estão sendo crescentemente aplicadas em diversos aspectos da vida humana e viabilizarão o surgimento de novos negócios e extinção de outros, no que já é considerado uma terceira revolução industrial. Inteligência artificial, nanotecnologia, impressão 3D, bioimpressão, drones etc. estarão disponíveis a custos cada vez mais acessíveis e possibilitarão massiva digitalização, desmaterialização e desmonetização, dentre outros.
  4. Demandas Sociais e Ambientais: já está claro que o crescimento econômico não pode ser infinito num mundo de recursos finitos. Restrições sociais e ambientais cada vez mais impõem limites a inúmeros negócios tradicionais. Precisaremos pensar alternativas para a desigualdade social e massivo desemprego iminente, por exemplo, bem como para a escassez de recursos naturais. O que é ameaça para uns torna-se oportunidade para outros.

Esses direcionadores, em maior ou menor escala, já estão impactando todo tipo de atividade econômica hoje – e o farão cada vez mais, de forma exponencial.

Isso impõe às empresas a necessidade de repensar seu PROPÓSITO, buscando uma atuação mais consciente de seu papel no mundo, hoje e no futuro. 

As organizações que sobreviverão a esse momento de profundas transformações na sociedade serão aquelas que enxergarem e se mobilizarem logo frente a tudo isso. A hora é agora. A Transformação de Negócios é necessária e iminente, mas depende do engajamento efetivo de líderes e gestores empresariais.

Artigo escrito por: Leandro Jesus

dê sua opinião