Produtividade de custos em vendas

24/01/2018

Autor: Airton Martins

“Há pouco tempo se uma empresa quisesse se manter nos mesmos patamares bastava fazer as mesmas coisas. Hoje, as empresas necessitam correr 10 vezes mais para continuar no mesmo lugar e 20 vezes mais para avançar. É vital ter o bussines sob controle!” (Thomas Friedman).

PRODUTIVIDADE

É de conhecimento público a baixa produtividade das empresas brasileiras, tendo desempenho inferior as empresas da Argentina, Chile, México e Peru, sem falar nas empresas da Alemanha, Espanha, França, entre outras.

É sabido também, que em quatro anos o Brasil atingiu sua pior posição competitiva caindo do lugar 48 em 2012 para a posição 81a. em 2016. Uma queda de 33 posições em apenas quatro anos.

AFINAL O QUE É PRODUTIVIDADE?

Quando falamos em produtividade são tantos os conceitos e definições atribuídas a esse termo que muitas vezes confundem a nossa mente:

- produzir mais com menos: é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável;

- é o resultado daquilo que é produtivo: é a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado;

- produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para uma indústria, por exemplo, a produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção;

- é a redução do tempo gasto para executar um serviço, com aumento ou manutenção da qualidade, com os mesmos recursos, sem desperdícios.

A GESTÃO DE CUSTOS COMO BASE PARA CONHECIMENTO DA PRODUTIVIDADE DE VENDAS

Podemos usar a definição de que Gestão de Custos é identificar, avaliar e compreender as causas possíveis de ocorrência desses custos e suas possíveis consequências. A Gestão de Custos auxilia significativamente o proprietário da empresa na boa gestão financeira.

A classificação dos custos de uma empresa em diretos e indiretos é necessária para o cálculo do custo dos produtos, que é:

- Custos Diretos: são todos os custos que podem ser identificados e mensurados no produto. No caso da matéria-prima, pela quantidade consumida e, no caso da mão-de-obra direta, pela quantidade de tempo utilizada em cada centro de custos.

- Custos Indiretos:  apropriação do custo ao produto ocorre por meio de rateio ou critério de alocação, rateio este que o caracteriza como indireto.

PRODUTIVIDADE DE CUSTOS EM VENDAS

Imaginemos que os custos diretos com mão-de-obra e outros custos identificados como diretos e alocados nos centros de custos da empresa ABC Industrial totalizem R$ 1.870.916,55 e que os custos indiretos de fabricação totalizem R$ 1.011.282,63 sendo o custo total de fabricação de R$ 2.882.199,18. Vale lembrar que nestes valores não estão inclusos os custos com matérias-primas.

Quando definimos a formação do preço de um produto, temos como base seu custo de produção, ou seja, matéria-prima, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação. Logo, estamos atribuindo ao preço e vendendo, dentre outras variáveis de venda, os itens acima definidos.

Imaginemos então que, pelo mix de venda dos produtos em um determinado período, tenhamos vendido tão somente R$ 1.261.862,58 de custos diretos, excluindo-se aqui os custos com matéria-prima conforme mencionado acima, e R$ 659.730,12 dos custos indiretos.

Logo, teremos uma produtividade de vendas em custos de 67,40% dos custos diretos de fabricação e 65,20% de custos indiretos de fabricação e no total dos custos de fabricação uma produtividade de 66,70%.

Por conseguinte temos então uma ineficiência de R$ 960.606,48 equivalente a 33,30%.

Não adianta querer ser mais produtivo se você não mede o quanto custa para produzir, administrar e vender e quanto você vende desses custos e despesas!

Entendemos, então, que produtividade é a razão entre o que você vende e os recursos que você utiliza para produzir, administrar e vender. É a utilização de máquinas, equipamentos, pessoas, matéria prima, dinheiro, espaço, energia elétrica (recursos utilizados). Enfim, tudo que você gera de custos e despesas para atender o mercado!

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