Serviços

Gestão Estratégica

A Buffon, Martins Consultoria implanta o Planejamento Estratégico 
como ferramenta de gestão e prepara a organização para atuação no presente e para um horizonte de cinco a dez anos.

Abordagens envolvidas:

  • Planejamento Estratégico
  • Balanced Scorecard  BSC
  • Business Model Generation – BMG

 

Planejamento Estratégico

O serviço de consultoria em Planejamento Estratégico desenvolvido pela Buffon, Martins Consultoria aplica o diagnóstico estratégico e, a partir dele, define e constrói o futuro da empresa para o médio e longo prazos. A empresa passa a utilizar o Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão, facilitando a operacionalização e controle da estratégia definida. Os objetivos são mensurados por meio de indicadores de desempenho. Assim, torna-se possível identificar como será a empresa e o mercado no futuro, analisando-se a necessidade de alterar ou não as estratégias.

O resultado da metodologia aplicada ocorre, principalmente, a partir da criação do Mapa Estratégico, desdobramento das estratégias em Planos de Ação e Projetos Estratégicos, e da aplicação do PDCA para controle e avaliação.
 

Balanced Scorecard  BSC

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que promove o alinhamento dos processos e da equipe para o cumprimento da estratégia e da Visão.

A utilização do BSC permite o monitoramento e a melhoria da empresa perante seus clientes, mercado e fornecedores, atendendo também aos demais pilares: acionistas, pessoas e comunidade. A ferramenta transforma a estratégia em ação por meio de indicadores de desempenho aderentes à estratégia, que contribuem para o resultado considerando as seguintes perspectivas: finanças, clientes, processos, aprendizado e crescimento.

O BSC representa um “painel de controle”, que permite ao gestor avaliar a correlação entre as estratégias e os objetivos traçados, bem como acompanhar o desdobramento das estratégias e confirmar sua efetiva implantação.
 

Business Model Generation – BMG

O Business Model Generation (BMG), também denominado Canvas, é uma ferramenta que permite entender o modelo competitivo atual e futuro da empresa, possibilitando a análise sobre a necessidade de ruptura ou desenvolvimento do Modelo de Negócio.  Através de uma ferramenta simples na sua aplicação, é possível direcionar o modelo para novos paradigmas do setor.  O BMG permite compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócios inovadores.


Objetivos

  1. Definir as estratégias de atuação da empresa para um horizonte de cinco a dez anos, conforme alinhamento da direção sobre o futuro do negócio.
     
  2. Desdobrar as estratégias em planos de ação para atingir as metas e em projetos estratégicos para o futuro.
     
  3. Implantar o painel de indicadores de desempenho para acompanhar as estratégias relacionadas a: finanças, clientes, processos, aprendizado e crescimento.


Resultados          

  • Maximização da rentabilidade e do crescimento
  • Identificação dos requisitos de competitividade da atualidade e definir a competência essencial da empresa;
  • Identificação dos fatores críticos do negócio e definir estratégias de mercado;
  • Envolvimento dos gestores no cumprimento da estratégia;
  • Desenvolvimento do pensamento estratégico na organização;
  • Criação de  valor para o cliente através dos processos de negócio;
  • Definição dos objetivos de rentabilidade, crescimento e inovação;
  • Desdobramento das estratégias em planos operacionais;
  • Definição dos projetos estratégicos e plano de atuação estratégica para o curto, médio e longo prazos;
  • Acompanhamento do resultado e execução com o Comitê Estratégico promovendo os ajustes necessários.