Serviços

Gestão Mercadológica

A Buffon, Martins Consultoria identifica e analisa as informações do mercado, estrutura a área comercial e orienta o plano de atuação das organizações no mercado.

Abordagens envolvidas:

  • Diagnóstico Estratégico de Mercado
  • Reestruturação Comercial
  • Sistema de Informações de Mercado - SIM

 

Diagnóstico Estratégico de Mercado

O diagnóstico de mercado desenvolvido pela Buffon, Martins Consultoria é fonte de informações mercadológicas para definição de estratégias de vendas e comunicação da empresa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de mercado, que tem o objetivo de identificar as percepções de clientes e parceiros com relação à empresa pesquisada.  Esse diagnóstico, também, é uma ferramenta de apoio nos projetos de consultoria em Planejamento Estratégico.

Após o alinhamento dos objetivos do Diagnóstico, em conjunto com a empresa, define-se o publico alvo, amostragem e forma de contato. Concluídas as entrevistas, elabora-se um relatório final contendo todas as informações coletadas e parecer técnico sobre o mercado. É o processo ideal para identificar a real percepção do cliente com relação à empresa, produtos e serviços, devido à imparcialidade do contato e o foco nos objetivos da pesquisa.


Reestruturação Comercial

O serviço de consultoria em reestruturação comercial completa a gestão mercadológica pois organiza a estrutura da área comercial, os processos e as informações para definição do fluxo de trabalho e recursos ideais para atingir os objetivos comerciais da organização. Também, compreende a definição da melhor estrutura hierárquica, de acordo com a estratégia do negócio, ajuste nos papéis e responsabilidades da equipe, treinamentos, organização do fluxo do processo de vendas e a revisão ou implantação de Políticas e Diretrizes.


Sistema de Informações de Mercado - SIM

Como ferramenta de apoio à gestão mercadológica, a Buffon, Martins Consultoria, em parceria com a Axysweb, desenvolveu o Sistema de Informações de Mercado (SIM). O SIM possibilita, através de rotinas pré-definidas, extrações de dados dos sistemas de gestão (ex.: ERP) para que se faça o cruzamento de informações por meio de Relatórios Dinâmicos. Também, é possível construir um painel de indicadores, permitindo o acompanhamento do desempenho da equipe de vendas de forma ágil e detalhada. O sistema possibilita o envio de notificações automáticas aos vendedores, contendo a meta prevista e o valor realizado.


​Objetivos

  1. Estruturar e desenvolver a área comercial para atuação no mercado atual e mercado futuro;
  2. Identificar mercados potenciais e/ou novos mercados;
  3. Implantar ferramenta  para o acompanhamento do desempenho da equipe de vendas e o cumprimento dos planos de vendas

 

Resultados          

  • Definição de estratégias, objetivos e metas de vendas
  • Estruturação comercial adequada para atuar no mercado atual ou em novos mercados:  processo, sistema e pessoas;
  • Engajamento na atuação da força de vendas;
  • Agilidade no acompanhamento e controle das informações de vendas;
  • Capacitação na gestão de vendas, definição dos planos de atuação e acompanhamento para a concretização dos resultados esperados;
  • Crescimento das vendas e da participação no mercado.