Serviços

Gestão por Processos

A Buffon, Martins Consultoria orienta a adoção das melhores práticas, visando à racionalização e integração das atividades, o que possibilita o gerenciamento eficaz dos processos de negócio.

Abordagens envolvidas:

  • Reestruturação e Melhoria de Processos
  • Redução de Custos e Despesas


Reestruturação e Melhoria de Processos

O serviço de consultoria em gestão por processos desenvolvido pela Buffon, Martins Consultoria conceitua os macroprocessos da empresa e agrupa as atividades do trabalho em processos, que juntos buscam o resultado superior na sua cadeia de agregação de valor.

O redesenho de processos é aplicado em todos os macroprocessos da empresa, que, fundamentalmente, são:
 Atender o Mercado, Suprir, Produzir e Administrar Recursos. O projeto de gestão por processos é desenvolvido de forma conjunta com a equipe da organização, que é a responsável pelos seus processos, por meio de forças-tarefas.

As etapas desenvolvidas para a gestão por processos são: análise de requerimento, adequação de processos, construção dos novos processos, aprovação, treinamento, documentação, definição de indicadores de desempenho para mensurar os processos e acompanhamento dos resultados.

Também, são aplicadas técnicas para a preparação do ambiente para a implantação de ferramentas de Business Process Management (BPM), com a finalidade de automatização dos processos.

 

Redução de Custos e Despesas

A Buffon, Martins Consultoria comprometida com o desenvolvimento de processos para os resultados superiores nas organizações, desenvolve projetos de consultoria em Redução de Custos e Despesas. Nos projetos de consultoria são desenvolvidas as seguintes atividades: análise das contas de resultado que compreendem gastos gerais de fabricação e/ou despesas administrativas e despesas comerciais fixas; identificação das contas que são oportunidades reais de redução de gastos,  dimensionamento do perfil de gastos fixos para novo posicionamento em patamar inferior, definição de metas para redução de gastos (custos e despesas), implantação de controle efetivo sobre as despesas para suportar as operações;

Objetivos

  1. Implantar modelo de gestão por processos em substituição ao modelo de atividades desintegradas;
     
  2. Desenvolver as etapas dos processos com as melhores práticas, com eficácia e agilidade;
     
  3. Definir indicadores de desempenho para o acompanhamento e mensuração do resultado dos processos;
     
  4. Preparar a empresa para implantação de ferramenta de BPM para o gerenciamento dos processos de negócio;
     
  5. Integrar os processos de negócio com os sistemas de gestão da qualidade e de certificações;


Resultados          

  • Redução de custos e despesas;

  • Agilidade na execução das tarefas;

  • Processos construídos pela perspectiva do cliente;

  • Eficiência no processo de tomada de decisão;

  • Padronização, documentação e melhoria dos processos; e

  • Aumento da satisfação dos clientes;

Macroprocesso Administrar Recursos:

  • Agilidade na execução dos processos, por meio da racionalização e automação
  • Organização do contas a pagar e do contas a receber, e implantação de fluxo de caixa;
  • Redução do percentual de participação das despesas sobre o faturamento;

Macroprocesso Suprir:

  • Recebimento de materiais baseado em pedido de compra, com conferência e inspeção;
  • Centralização de todas as compras de produtos e serviços da empresa, com maior controle e redução dos custos dos itens adquiridos
  • Ganhos reais na gestão dos estoques
  • Controle de serviços contratados;

Macroprocesso Atender o Mercado:

  • Ajuste de todas as etapas do processo de vendas, desde a pré venda até o pós venda
  • Estruturação da equipe comercial
  • Atuação nos mercados potenciais
  • Crescimento das vendas e maior participação de mercado
  • Sistema de informações de mercado para tomada de decisão

Macroprocesso Produzir:

  • Controle automatizado da produção de produtos e serviços
  • Redução dos refugos e retrabalho
  • Aumento da produtividade
  • Cumprimento da data de entrega
  • Redução dos itens em processos