Serviços

Sistemas da Qualidade

Auditorias de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Objetivo: 

Determinar se as atividades implementadas no Programa de Boas Práticas (manual), estão de acordo com os requisitos da legislação e de acordo com o manual de Boas Práticas de Fabricação elaborado pela Empresa. 

Utiliza-se como base de trabalho uma lista de verificação das boas práticas para serviços de alimentação baseada na RDC 216 e 2004 da Anvisa/MS. 

O processo de auditoria visa verificar as condições higiênico-sanitárias e evitar a ocorrência de problemas de saúde e doenças provocadas por alimentos contaminados.

Os itens avaliados no processo de verificação serão:

  • Edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • Higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Abastecimento de água;
  • Manejo de resíduos;
  • Manipuladores;
  • Matérias-primas, ingredientes e embalagens;
  • Preparação do alimento;
  • Armazenamento e transporte do alimento preparado;
  • Exposição ao consumo do alimento preparado;
  • Documentação e registro;
  • Responsabilidade.

Benefícios do processo de auditoria de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Maior credibilidade da empresa;
  • Verificação de atendimento aos requisitos da RDC 216;
  • Maior confiabilidade.