Quando se trata de automação da força de vendas, normalmente a atenção fica por conta de softwares de CRM que possibilitam aos gestores a visão mais ampla de seus clientes e pipelines para o desenvolvimento de estratégias direcionadas ao aumento de vendas e/ou rentabilidade.
Existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, cada uma com suas características e interfaces. Em minha experiência como consultora de negócios em diversos segmentos, tenho acompanhado inúmeras experiências frustradas de empresas tentando implementar ótimos softwares sem resultado algum. Por que isso acontece?
Pois o software é uma ferramenta que precisa ser operacionalizada por pessoas. Se as pessoas não estiverem alinhadas ou não entenderem claramente os objetivos e os benefícios com a utilização, em pouco tempo deixarão de utilizar ou preencherão de forma a cumprir procedimento, sem engajamento algum com a expectativa de resultado.
Abaixo listamos algumas etapas importantes para a implantação com sucesso, independente do software escolhido.

1. Entendimento do processo.
2. Mapeamento da necessidade.
3. Envolvimento das pessoas da equipe.
4. Escolha da ferramenta mais adequada à necessidade.
5. Implantação.
6. Acompanhamento.
7. Gestão da informação.

Lembre-se, mais importante do que uma ferramenta, é o entendimento de como queremos que ela atue e que benefícios trará ao negócios.

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