Depois de acompanhar vários ciclos de Planejamento Estratégico, respondo a mesma pergunta formulada pela diretoria: “Como pensar 5 a 10 anos se não sei o que acontecerá no próximo ano?”
Mesmo que o Planejamento apresente excelentes resultados, parece que estamos correndo contra o tempo e as nossas estratégias de futuro parecem inconsistentes.
Só por esse motivo é inviável NÃO pensar no que pode acontecer nos próximos anos. Avaliar o cenário e diagnosticar o contexto interno da empresa é essencial para traçar as metas e definir as rotas para os próximos anos.
É evidente que não temos a “bola de cristal” e a previsibilidade disponível nas nossas mãos, mas visualizamos as transformações que estão ocorrendo em todos os segmentos de negócio.
Nas minhas reflexões, o Planejamento deve ser o foco e atividade essencial de todos os líderes.
Reflexão 1
PESSOAS: estão no centro da estratégia. Devem participar da construção do planejamento e apoiar o pensamento estratégico. Os times devem atuar com autonomia, com base na cultura e propósito da empresa bem definidos. As entregas e os planos devem ter prazos mais curtos, com a correção ágil dos erros. Permitir e incentivar as iniciativas e apoiar a correção das rotas.
Reflexão 2
TECNOLOGIA: no mundo da Transformação Digital, investir e apoiar iniciativas que melhorem o produto e os processos. Buscar as melhores tecnologias e disponibilizar recursos, pessoas e financeiros, para viabilizar a inovação. Envolver parceiros de negócio nas soluções e agilizar as implantações.
Reflexão 3
CLIENTES: criar valor para o cliente e promover boas experiências físicas e digitais. Reinventar os canais que permitam a conexão engajamento e colaboração do cliente. Usar a Inteligência Competitiva para a tomada de decisão. Principalmente foco total no cliente – de toda a equipe.
O tema não se esgota aqui. Você deve ter outras ideias.
Mesmo com muito Planejamento, a máxima do momento para ser um bom líder e gestor é adaptabilidade e resiliência!