“A estratégia é construída internamente?”

Este questionamento é frequente nas reuniões do Comitê Estratégico.

Michael Porter afirma que, para sustentar o resultado ao longo no tempo, devemos somar:

 

EFICIÊNCIA OPERACIONAL + ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO

 Eficiência Operacional – Adotar as melhores práticas em todas as áreas da empresa.

Estratégia de Posicionamento – Devemos criar uma posição competitiva única e sustentável ao longo do tempo.

 

Identificar o que nos torna diferentes do concorrente de forma única é o grande desafio. Oferecer uma proposta de valor para o CLIENTE, diferente do concorrente. A Estratégia de Posicionamento deve ser suportada pela Eficiência Operacional.

Alguns fatores são os responsáveis pelo fracasso na execução da estratégia, como por exemplo falta de tempo, falta de conhecimento da equipe, projetos desacreditados e, principalmente falta de acompanhamento.

A minha reflexão e a experiência mostram que a melhor Estratégia não resiste a ineficiência operacional.

Devemos implantar as melhores práticas na gestão, para fortalecer a proposta de valor, ou seja, ter a melhor logística, os melhores processos de produção, foco no cliente em todas as áreas.

Como os elos de uma corrente, cada macroprocesso deve contribuir com a execução da estratégia. A estratégia também é construída internamente para um resultado sustentável no tempo.

 

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