Livre tradução da consultora Joselaine Vezaro para o artigo publicado por Mark Di Stefano e Paris Martineau, em The Information, 15 de março de 2021. O link para a publicação original é https://www.theinformation.com/articles/amazon-expands-effort-to-gamify-warehouse-work

 

Destaques:

  • A Amazon está expandindo um programa para ‘gamificar’ o trabalho nos armazéns/centro de distribuição
  • Os funcionários ganham moeda digital jogando durante os turnos de trabalho.
  • Programa FC Games, agora, sendo implantado em mais armazéns nos EUA.

 

Em dezenas de depósitos da Amazon todos os dias, os funcionários realizam suas rotinas normais de trabalho, retirando os itens das prateleiras para os pedidos dos clientes e colocando-os em contenedores. Eles são pagos, é claro, mas alguns deles também estão competindo por recompensas digitais que lhes permitem comprar baleias dentuças, dinossauros e outros animais de estimação eletrônicos virtuais.

 

Mais e mais funcionários de depósitos da Amazon nos EUA podem passar seus turnos ganhando tais recompensas, competindo em jogos que eles controlam, concluindo rapidamente as tarefas repetitivas necessárias para atender aos pedidos dos clientes. Os jogos fazem parte de um programa da Amazon, denominado FC Games, que a empresa começou a testar em uma única instalação em 2017. Agora está no meio de uma grande expansão do programa e, recentemente, começou a oferecer os jogos aos funcionários dos centros de distribuição da Amazon em pelo menos 20 estados.

 

Os sentimentos dos funcionários sobre o programa são mistos: alguns elogiam os jogos por oferecerem uma distração, enquanto outros o descrevem em termos distópicos. O programa é uma ilustração vívida da gamificação, na qual os ingredientes básicos dos jogos, incluindo placares, recompensas e avatares, são aplicados em situações cotidianas (e em outras fora dos jogos) para motivar e envolver as pessoas.

 

Nesse caso, a Amazon está gamificando os trabalhos dos armazéns para melhorar a produtividade e aliviar o desgaste que muitas vezes os acompanham. Com um trabalho rápido, os funcionários que optam por jogar um dos seis jogos disponíveis podem ganhar moeda digital, com a qual podem comprar e cuidar de uma variedade de pinguins virtuais e outros animais de estimação, entre outros. Os jogos são exibidos nas telas das estações de armazenamento e coleta da Amazon, as áreas onde os trabalhadores armazenam itens e preparam pedidos, pegando as mercadorias das prateleiras.

 

Um funcionário do depósito disse à The Information que algumas pessoas em suas instalações não jogaram os jogos por medo de se machucar trabalhando muito rápido. Essa pessoa disse que muitos trabalhadores são ambivalentes sobre os jogos, dizendo que eles são vistos como sintomas da preocupação da Amazon com as métricas de produtividade do trabalhador. Mas eles também fornecem uma distração bem-vinda, disse essa pessoa.

 

“Os jogos não são particularmente bons, embora algumas pessoas gostem porque ajudam a tornar melhor o tédio entorpecente de um turno de 10 horas”, disse o trabalhador da Amazon.

 

Outro funcionário do armazém da Amazon comparou o programa ao assunto de “Black Mirror”, um programa de televisão popular que frequentemente retrata a tecnologia em termos distópicos. Em um episódio, membros da sociedade são contidos em células rodeadas por telas e ganham créditos andando de bicicleta ergométrica.

 

A Amazon disse que a plataforma de jogos foi projetada para oferecer aos funcionários uma maneira divertida e interativa de se manterem envolvidos no trabalho e ressaltou que não é usada para gerenciar o desempenho. No entanto, a empresa é amplamente conhecida por monitorar e gerenciar as taxas de desempenho dos funcionários do armazém e irá repreender ou demitir funcionários que não atendam às expectativas.

 

“Os funcionários nos disseram que gostam de ter a opção de participar desses jogos e estamos entusiasmados em receber seus comentários e expandir o programa para ainda mais processos em nossa rede”, disse Kent Hollenbeck, porta-voz da Amazon. “Mesmo com essa expansão, o programa continua totalmente opcional para os colaboradores; eles podem entrar ou sair de jogos diferentes, dependendo de sua preferência, podem jogar anonimamente ou não jogar – a escolha é deles ”.

 

Hollenbeck se recusou a fornecer mais detalhes sobre a extensão da expansão a gamificação e não respondeu a perguntas sobre o número de instalações que oferecem atualmente o FC Games. Entrevistas com funcionários e uma análise de fotos de estações de separação da Amazon publicadas em bate-papos de grupos de funcionários e nas redes sociais sugerem que o programa está em centros de distribuição em pelo menos 20 estados.

 

Em maio de 2019, o Washington Post relatou que a Amazon estava testando uma versão limitada do programa FC Games em cinco armazéns. Os detalhes da expansão do programa não foram informados anteriormente.

 

A expansão do FC Games da Amazon chega em um momento em que a empresa está enfrentando um intenso escrutínio sobre o tratamento que dispensa aos trabalhadores, que trabalham longas horas em condições muitas vezes difíceis. Uma análise dos documentos internos de segurança da empresa feita pelo Reveal do The Center for Investigative Reporting descobriu que as taxas de acidentes em depósitos da Amazon – e instalações que usam robótica em particular – são muito mais altas do que a média da indústria.

 

Os centros de atendimento da Amazon há muito tempo têm uma rotatividade notoriamente alta, uma tendência que parece ter piorado durante a pandemia, de acordo com um relatório de outubro do Seattle Times. Em nota, Hollenbeck, porta-voz da Amazon, disse: “Nada é mais importante do que a saúde e a segurança de nossas equipes, e só no ano passado investimos bilhões de dólares em novas medidas de segurança nas operações”.

 

Dragons e Tamagotchis

 

Os funcionários dos depósitos da Amazon que optam por jogar os jogos podem escolher entre seis títulos diferentes no estilo arcade, com nomes como Tamazilla, CastleCrafter, PicksInSpace, Dragon Duel e MissionMaster, de acordo com as fotos dos sistemas visualizados pelo The Information. Os funcionários podem ganhar pontos escolhendo itens, guardando-os nas prateleiras e realizando outras tarefas, e acumular mais pontos participando do jogo por vários dias consecutivos.

 

Eles também podem competir com outros funcionários da Amazon em suas instalações e em todo o país, embora um dos jogos mais populares da Amazon, um título semelhante ao Tamagotchi chamado Tamazilla, não tenha nenhum componente competitivo.

 

Os FC Games não são a única maneira pela qual a Amazon oferece incentivos aos trabalhadores nos seus depósitos. Durante a temporada mais movimentada da Amazon – a corrida para o Natal conhecida como pico – os trabalhadores podem ganhar Xboxes e Apple Watches em rifas diárias, junto com outros prêmios para as equipes mais eficientes.

 

A Amazon também tem uma moeda interna chamada eSwag, que os funcionários podem acumular com o tempo de serviço e bom desempenho no trabalho. Os gerentes podem recompensar os trabalhadores com brindes por entregar taxas rápidas de embalagem no depósito.

 

Os funcionários da Amazon podem resgatar a moeda da empresa por produtos com a marca Amazon em uma loja online. Em um depósito da Amazon, os funcionários podem gastar 15 swagbucks em uma bandana, de acordo com as imagens internas do catálogo vistas pelo The Information, enquanto uma tampa snapback da marca Amazon New Era custa 45 swagbucks.

 

Esta história foi atualizada com uma declaração de um porta-voz da Amazon sobre a atenção da empresa à segurança em seus depósitos.

 

Sobre os autores do artigo:

Paris Martineau (@parismartineau) é repórter da The Information que cobre a Amazon, logística e comércio eletrônico.

Mark Di Stefano (@MarkDiStef ) é um repórter que cobre a política de tecnologia europeia e a Amazon. Ele já trabalhou no BuzzFeed News e no FT.

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