A competitividade dos negócios e as mudanças constantes nas variáveis que afetam o mercado, exigem da liderança a ampliação da capacidade de alcançar metas organizacionais.

O coaching é um processo que fortalece o desenvolvimento dos gestores e/ou líderes de forma vivencial e individualizada. O profissional especializado em coach apoia o desenvolvimento do coachee, por meio de metodologias, ferramentas e técnicas que maximizam as competências técnicas e emocionais do profissional para atingir o resultado desejado.

A duração do processo é, em geral, de 3 a 4 meses, dependendo da necessidade e da resposta de cada indivíduo, atingindo resultados significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas). Os resultados são percebidos pela organização, como, também, por pessoas que fazem parte do círculo de convivência do coachee.
Contribuições para o profissional, após a aplicação do coaching:

  • Ampliação do rendimento, da motivação e da capacidade de comunicação, negociação e delegação;
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, visando alta performance;
  • Maior objetividade, compromisso com as metas e foco em resultados;
  • Instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem;
  • Capacitação e desenvolvimento contínuo.

Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, em 2015, os executivos que passaram por coaching melhoraram 90% sua produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamento no trabalho.
Os consultores da Buffon, Martins Fabrício Bellei e Valeria Lolas são psicólogos organizacionais, com especialização em coaching, com atuações em diversos projetos de desenvolvimento pessoal e profissional em empresas.

O depoimento de Paulo Conchal, gerente industrial da FBM Fundição Brasileira de Metais Ltda, exemplifica bem os resultados da aplicação dessa ferramenta de gestão pelos consultores: “O coaching é valioso para quem busca mudanças objetivas e resultados efetivos a curto prazo e de forma consistente. Esse processo proporciona benefícios como: melhoria na qualidade de vida e autoconhecimento, desenvolvimento da autoestima e autoconfiança, otimização na comunicação e relacionamentos, ou seja, mais disposição, bem estar e vitalidade.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.