Mesmo com a atual retração no consumo, há empresas que “arregaçam as mangas e buscam melhorias”. Foi o que fez a Idol, fabricante nacional de calçados de segurança, que apresenta no primeiro quadrimestre de 2016 um crescimento no faturamento superior à 17%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Também, é percebida a melhoria gradativa do seu resultado.

A Idol, fundada em 1996, na cidade de Lacerdópolis, região Oeste de Santa Catarina, ao contatar a Buffon, Martins Consultoria apresentou a necessidade de estruturação na área de custos, com o objetivo de buscar maior confiabilidade e segurança nas suas margens, a partir dos preços praticados no mercado.

Em meados de 2015, iniciou o projeto de consultoria na implementação da Gestão de Custos e Análise de Resultados com o sistema wwcWeb. Para tal, o consultor Airton Martins mapeou os processos industriais e definiu os centros de custos. A partir da análise das informações geradas pelo wwcWeb, foram evidenciadas as necessidades de expansão do mercado e de aumento do faturamento para maior cobertura dos custos operacionais.

Para a operacionalização das análises dos processos de custos, em novembro de 2015 a Idol deu início ao projeto de Reestruturação Comercial e Gestão de Vendas, sob a responsabilidade da consultora Fabiana Corso. O projeto iniciou com um profundo diagnóstico do mercado ao qual a empresa está inserida, por meio de contatos com representantes e alguns influenciadores, em busca de informações que auxiliariam na determinação do melhor caminho a seguir no atendimento do mercado.  Também, foram coletadas informações internas e, a partir disso, foi modelado o planejamento de vendas para 2016.

Para atendimento das necessidades comerciais foi organizada a estrutura comercial, definidos objetivos qualitativos e quantitativos, e implementados processos que visam o acompanhamento em todas as fases do processo de vendas.  A consultoria promoveu o pensamento inovador, a discussão das melhorias e a implantação de novos modelos com a direção e gerência, a fim de garantir aderência aos processos internos.

No último mês, para consolidar todo o trabalho já desenvolvido, foi realizado o primeiro Encontro de Vendas da Idol, que contou com a presença da equipe nacional de representantes e a diretoria. O objetivo do encontro foi alcançado: treinamento técnico, integração da equipe e a apresentação do Plano de Vendas para 2016, bem como dos resultados obtidos desde o início do projeto.

“Com a gestão de custos conseguimos mês a mês identificar os nossos resultados. Então, decidimos implantar o sistema de gestão comercial e a consultoria levantou dados que até, então, não tínhamos conhecimento. Os consultores demonstraram bastante conhecimento, nos auxiliando para a obtenção dos resultados.”
André L. Dall’Oglio – Diretor Operacional e Comercial da Idol

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