No início do ano o serviço mais procurado é a Gestão Estratégica – como planejar estrategicamente os negócios. Sem dúvida é de suma importância que as empresas analisem seus diferenciais competitivos e competências essenciais , assim, serão mais eficazes competitivas, ousadas e vencedoras.

Além disso, com análise do diagnóstico estratégico e dos cenários de referência, o empresário consegue ter uma visão sistêmica do seu negócio e do ambiente que o envolve. Isso faz com que as empresas possam antecipar decisões, trabalhar tendências e estudar os seus concorrentes e clientes.

O planejamento estratégico é voltado tanto para as grandes empresas, como também para as pequenas. Com a concorrência cada dia maior exige-se das organizações maior profissionalismo e comprometimento com seus clientes, fornecedores, funcionários e também com os fatores externos ao seu ambiente. Com esta atividade demonstra-se a capacidade da empresa de aproveitar oportunidades e solucionar  problemas, identificando assim,  quais são as forças e as fraquezas do negócio.

Devem ser analisadas e consideradas dentro do Planejamento Estratégico variáveis como ambiente interno – funcionários, produtos, estrutura e ambiente externo – fornecedores, clientes, governo, tecnologia, entre outras.

“O planejamento impulsiona a empresa, auxilia na prevenção às ameaças e faz um diagnóstico de oportunidades e melhorias. Por isso, os empresários devem dedicar-se mais ao planejamento e menos em atividades operacionais”, Marta Buffon Martins, diretora da Buffon Martins Consultoria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.