A era digital em que vivemos consiste em 3 conceitos, que de alguma forma descrevem a realidade em que vivem negócios e como  são administrados, que são:

# DIGITALIZAÇÃO / DIGITIZATION

# DIGITIZAÇÃO / DIGITALIZATION

# TRANSFORMAÇÃO DIGITAL / DIGITAL TRANSFORMATION

(É quase um “trava-língua”!)

O digital já dominou o nosso século!

Já é reconhecido que as organizações não sobreviverão a longo prazo se não tiverem a “pegada” digital.

Do correio ao e-mail.

Do telefone ao smarthphone.

Do Faça Você Mesmo à Inteligência Artificial

A era digital trouxe novos conceitos que ainda nem são tão bem conhecidos e diferenciados, que foram criados na tentativa de descrever a realidade em que vivemos e operamos no mundo dos negócios e na sociedade.

Destaca-se digitização é um termo que ainda não está disponível na maioria dos dicionários de língua portuguesa

O ponto é que as organizações estão num desses estágios.

Ou será que muitas ainda não chegaram ao primeiro estágio da era digital?

Muitas vezes os conceitos são utilizados de forma intercambiável e é difícil identificar a diferença entre eles.

Mas é vital que os gestores e equipes de desenvolvimento dos negócios saibam a diferença enquanto procuram adotá-los em suas jornadas tecnológicas.

Vamos trazer o conceito e ao debate esses 3 conceitos e, com isso, auxiliar nos encaminhamentos para essa jornada.

Para tratar do tema, a fonte é um artigo de Krzysztof Szabelski, via ITProProtal,  que traz também definições da Gardner e minhas experiências profissionais.

O QUE É DIGITALIZAÇÃO / DIGITIZATION?

É a primeira etapa na proteção de processo.

Definida pelo Gardner, DIGITALIZAÇÃO / DIGITIZATION é o processo de mudança da forma análogica para a digital, também conhecido como habilitação digital. Em outras palavras, é quando um processo analógico é levado para uma forma digital sem quaisquer alterações no próprio processo. Ou seja, de forma prática, por exemplo, consiste em eliminar a pilha de papéis que estão nas mesas, e passar os dados contidos nesses documentos para o formato digital – não envolve transformações

Isso tem um valor significativo, também!A digitalização é um primeiro passo da empresa na criação de um valor significativo em dados digitalizados que estão prontos para serem analisados.

Também ajuda a salvar quantidades consideráveis de documentos, arquivos históricos e previne da destruição e do esquecimento muitos dados e informações.

Há um grande benefício ao ter informações confidenciais em formato digital, o risco de violação de segurança é reduzido. A tecnologia de criptografia e rastreamento podem ser implementadas para fornecer camadas extras de proteção. Com a vigência da LGPD, as empresas que já passaram por essa fase já estão à frente das demais.

Muito setores há muito tempo têm digitalizado os seus documentos e auxiliado na preparação das organizações para o futuro, entre os mais conhecidos estão finanças, saúde e seguros.

Aí lembro de um primeiro projeto que participei no século passado, mais precisamente em 1996, que foi a Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente, em tempos em que eu atuava como gestora do serviço de farmácia do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves – RS.

O QUE É DIGITIZAÇÃO / DIGITALIZATION?

Avançando com a migração para a nuvem.

O termo digitização começou a ser usado pelas organizações:. Normalmente, esse termo está envolvido em atividades de revisão de processos e de inovação de negócios. Embora pareça estar errado, ele existe sim.

Digitização se refere ao processo de transformar o negócio em digital, o que exige mudanças mais profundas, que envolvem desde o seu modelo de negócios, até o seu  fluxo de valor. Para isso, a organização lança mão de novos processos, sistemas, ferramentas e meios de colaboração. Sendo assim, ela implica mudanças na sua forma de atuar, modificando seus processos atuais e complicados, transformando-os em processos mais inteligentes.

Segundo o Gardner, a digitização é o uso de tecnologias digitais para mudar um modelo de negócio e fornecer novas receitas e oportunidades de geração de valor. Isso significa que as empresas podem começar a utilizar seus dados digitalizados. Por meio de tecnologias avançadas, as empresas poderão descobrir o potencial dos dados digitais processados apoiando para atingir os objetivos do negócio. Isso inclui processos de negócios internos ou externos aprimorados, ganhando maior eficácia em vários campos, dando aos funcionários acesso aos dados necessários, promovendo melhor compreensão de um público-alvo e proporcionando uma melhor experiência do cliente.

Um exemplo bom de digitização é as organizações migrarem seus processos de negócios para a nuvem.  Fala-se de um futuro movido pela nuvem à medida que mais e mais empresas migram para uma infraestrutura remota na tentativa de dominar a era digital.

Gardner prevê que até 2022, mas 90% das empresas migrarão para a nuvem.

A DIGITALIZATION por meio da nuvem é um passo valioso na direção certa, conforme confirmado pelo relatório da  Future Processing, que revelou que 84% das empresas avaliam positivamente a influência da nuvem para as organizações a longo prazo.

Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria internacional PwC, em 2016, dizia que apenas 9% das empresas possuía potencial para ser digitizadas no Brasil. Além disso, a mesma pesquisa trazia que a expectativa  de que esse número passasse para 72% ao final de 5 anos. O ponto de atenção é que a pesquisa, até então, não previa o cenário atual e a necessidade de mudança nas formas de trabalho gerada pela Covid-19. Portanto, será que conseguimos chegar nesse nível, ou ainda, que o extrapolamos?

Lembramos que já faz muito tempo que utilizamos a nuvem para compartilhar os nossos documentos,  possibilitando o acesso imediata (só aguardar atualizar , hem?),  leitura e  contribuições, garantindo que há uma versão única do mesmo. Entre muitas opções os pioneiros foram Dropbox, GoogleDrive e One Drive. Lembro de um projeto que participei de “Ter o pedido de venda num palm” – os palmtops  tinham que ser atualizados fisicamente. Isso tudo antes da nuvem! Há muitas plataformas colaborativas para cada tipo de necessidade que não requerem nem a instalação pois podem operar 100% na nuvem e são acessados via web. O processo de comunicação foi amplamente transformado pela “Digitização”.

Nota: palmtop – um assistente pessoal digital utilizado em era anterior aos smartphones.

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL / DIGITAL TRANSFORMATION?

Desbloqueando potencial por meio do desenvolvimento de software.

Gardner afirma que a transformação digital pode se referir a muitas coisas, desde a modernização da TI, por exemplo, computação em nuvem, à otimização digital, à invenção de novos modelos de negócios digitais

Ou seja, a transformação digital é um processo que busca tirar o máximo proveito do enorme potencial digital de um negócio.  É uma mudança complexa para uma empresa que afeta todos os aspectos do negócio, incluindo seus modelos, processos internos e externos, gestão em todos os níveis, bem como seus produtos e serviços.

A transformação digital (é um processo no qual as empresas se utilizam do que há de mais tecnológico na atualidade para aumentar a sua produtividade. Consequentemente, mudar e potencializar os seus resultados. De forma geral, pode-se dizer que a transformação digital consiste em um processo amplo, no qual os recursos tecnológicos passam a ocupar um lugar central na organização.

A TD pode envolver digitalização e/ou digitização, mas é além disso, pois a empresa passa a fazer uso de ferramentas e metodologias de análises de dados tecnológicas – Big Data, BI, People Analytics. A partir de análises ações são tomadas, o desempenho da empresa pode ser aumentado e gerar mais valor ao cliente

Uma grande parte da obtenção de uma transformação digital contínua é por meio do desenvolvimento de software.  Ser capaz de alavancar os mais novos desenvolvimentos em tecnologia é uma grande vantagem para empresas que operam em setores competitivos.  Mas as novas tecnologias podem ser assustadoras e muitas vezes uma barreira para a transformação digital, pois a entrega de resultados confiáveis ​​e de alta qualidade é o foco principal para a maioria das organizações.

Para ajudar a tratar isso, as empresas podem avaliar exatamente quais são seus objetivos estratégicos e implementar o software que vai ajudá-las a alcançar essas ambições e alcançar resultados tangíveis.  As empresas também devem garantir que a tecnologia selecionada seja equipada com software sustentável que resista aos inevitáveis ​​avanços digitais e atenda aos requisitos dos próximos meses e anos.

A terceirização para empresas de desenvolvimento de software é uma forma valiosa de desenvolver habilidades na equipe existente e progredir com a transformação digital.

Sabe-se que há escassez de profissionais de TI tanto internamente como nas softwarehouses. Assim, inicialmente a equipe interna precisa ser treinada para conhecer e preparar-se para os desafios que se apresentam e que vem pela nuvem. Parcerias estratégicas permitem que as empresas diminuam despesas, economizem tempo e contem com experiências para um projeto.

O desafio é enorme!

A TD não é algo simples e não pode ser visto como implementação de softwares e tecnologias, ela contém 4 pilares essenciais que demonstram os seus principais objetivos no negócio:

  1. melhoria da eficiência dos processos internos;
  2. melhoria da experiência do cliente;
  3. aumento da inovação tecnológica na organização;
  4. geração de valor e vantagem competitiva para a empresa

Há negócios que já nasceram com a pegada da transformação digital, ou seja, nasceram digitais, como é o caso do Nubank e outras fizeram quee fazem a transformação do seu negócio como a Magalu, que tem entre as suas estratégias a aquisição de operações já 100% digital.

E o QUE VEM nos negócios na era digital?

Agora, que já escrutinamos os três termos, o que será que vem por aí?

RESUMO DOS CONCEITOS

DIGITALIZAÇÃO /DIGITIZATION: É a primeira etapa na proteção de processos. Da forma analógica para a digital

DIGITIZAÇÃO / DIGITALIZATION: Avançando com a migração dos processos para a nuvem

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL/ DIGITAL TRANSFORMATION: Desbloqueando o potencial dos processos e dos negócios por meio de softwares.

Apesar da turbulência mundial iniciada em 2020 pelo advento da pandemia COVID-19, sabemos que o futuro continuará tumultuado.

Nesse cenário, as empresas têm a oportunidade de prosperar mesmo diante de incertezas e, assim,  necessitam definir suas  estratégias digitais.

Seja digitalizando documentos analógicos, seja migrando para ambiente em nuvem ou transformando digitalmente o seu negócio por meio de softwares, o cenário digital está em constante evolução.

Aproveitar o potencial da economia digital será essencial para a recuperação dos negócios e quiçá moldar o futuro do negócio.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.