Quem não se lembra de algum líder emblemático que marcou a história ao enfrentar uma grande crise, desastre ou catástrofe, de forma surpreendente? Figuras do mundo corporativo, político, religioso, esportivo ou mesmo pessoas comuns, que foram capazes de entender cenários, mobilizar recursos e tomar decisões que impactaram a vida de outras pessoas e o curso dos acontecimentos?

Inspiradores, corajosos, brilhantes, estrategistas, carismáticos, heróis ou até mesmo polêmicos. Seja qual for o adjetivo usado para descrevê-los, o fato é que certos líderes fizeram toda a diferença, frente ao desafio.

Por que não aprender com o passado, entendendo a combinação de fatores que resultaram em uma liderança transformadora? Talvez, só através de uma visão sistêmica, o mundo será capaz de preparar líderes aptos a reagir aos novos desafios, certamente sempre complexos e abrangentes.

Competências como visão estratégica, analise crítica, comunicação, senso de urgência, tomada de decisões, flexibilidade, adaptabilidade, criatividade, planejamento, empatia, flexibilidade cognitiva – que já são relevantes para a liderança em tempos de grandes desafios – parecem ser absolutamente mandatórias, quando o cenário é de crise.

Usar essas competências para conectar diferentes perspectivas – teoria + prática, estratégico + operacional, público + privado, coletivo + individual – é o nosso desafio como líder terá que enfrentar para não ser devorado. Nesta era de grande complexidade, entender cenários e criar conexões são as abordagens que a situação requer.

Para ajudar os líderes nesse momento de incerteza, compilamos uma lista para ajudá-los a navegar pelas mudanças e projetar seus próximos passos:

  1. Como os futuristas lidam com a incerteza – Amy Webb (em inglês)
  2. COVID-19: Implicações para os negócios – McKinsey (em inglês)
  3. https://www.revistahsm.com.br/post/equilibrio-em-tempos-de-crise

Não há nada melhor do que colaboração e gentileza em momentos de crise. Espero que possamos deixar nossa inteligência coletiva nos impulsionar e não o medo.

Esperamos que todos permaneçam saudáveis e seguros!

Deixe um comentário