Conflitos de interesses departamentais e até mesmo particulares são cada vez mais recorrentes quando se trata de custos nas organizações.

Como é tratada e vista a informação de custos e despesas na sua empresa? Pelo retrovisor? Após ter acontecido só nos resta o lançamento na contabilidade!

Os executivos tomam decisões a todo instante. Essas decisões, que dependem de alguns fatores internos, derivados de planejamentos, probabilidades e estimativas, muitas vezes pouco sustentáveis, porque as imprevisibilidades são alheias a vontade da empresa por serem externos e, portanto, não se tem qualquer domínio sobre eles.

O aumento do relacionamento com fornecedores e clientes, e o “olhar para fora”, têm recebido uma atenção cada vez maior das empresas.

Costumo dizer nas minhas explanações que a empresa precisa ter 50% do seu olhar expandido para fora e 50% para dentro.

O olhar expandido para fora da empresa permite ver as inúmeras oportunidades e benefícios que o mundo dos negócios. A final de contas o mundo é o nosso mercado! Por outro lado, olhar para dentro permite que se tenha uma visão dos processos e se estes estão realmente alinhados com os principais objetivos do negócio: o atendimento ao cliente e a geração do resultado. Assim, a ampliação dos limites de gerenciamento, nos possibilita ver muitos benefícios para a própria empresa. Começa-se a construir o perfil real de custos adequado à organização.

Entretanto, caso o perfil de custos e despesas dos produtos e da empresa não estiverem adequados para que possa competir e ampliar seu mercado de atuação, pode-se correr o risco de entregá-lo à concorrência.

Comece agora mesmo a reconhecer o perfil de custos e despesas da sua empresa e os fatores que determinam a maior ou menor necessidade de capital de giro!

  • o seu negócio realmente dá lucro?
  • você sabe a diferença entre gestão de custos e gestão estratégica de custos?
  • sua empresa conhece qual o seu perfil de custos e despesas?
  • é possível reduzir custo fixo, despesas fixas e despesas variáveis da sua empresa?
  • sua empresa está focada no Lucro ou no cumprimento de metas de Faturamento?
  • quantos canais de vendas a sua empresa utiliza?
  • qual o número de clientes atendidos no período em relação ao número de clientes constantes da sua carteira?
  • qual o nível de treinamento da sua equipe de vendas?
  • sua equipe de vendas sabe qual a diferença entre margem de contribuição e margem de lucro?
  • sua equipe de vendas e sua empresa sabe qual(is) o(s) melhor(es) produto(s) e o(s) melhor(es) cliente(s)? Quais são os chamados de vaca leiteira, estrelas, pontos de interrogação e abacaxis.
  • sua equipe de vendas e sua empresa conhecem quais os clientes que promovem e os que destroem seu crescimento?
  • sua equipe de vendas e sua empresa conhecem qual a produtividade de vendas em custos?
  • sua equipe de vendas sabe qual o mix de produtos que proporciona maior rentabilidade para sua empresa?
  • sua empresa conhece qual a sua real necessidade de capital de giro provocada a cada pedido recebido?
  • sua empresa conhece qual(is) o(s) cliente(s) que causam a maior necessidade de capital de giro?
  • sua empresa conhece qual(is) o(s) fatores que ocasionam maior ou menor necessidade de capital de giro?

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